O trabalho de digitalização do acervo documental do Projeto "História da UFJF"

12/03/2015 10:41

 

 

O Projeto História da UFJF, coordenado pelo professor Marcos Olender, tem como objetivo preservar a história da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e contribuir futuramente para pesquisas referentes à instituição. O projeto, além de realizar entrevistas com pessoas que tenham relação com a Universidade, realiza também a digitalização dos documentos cedidos pelo acervo do Diretório Central Estudantil (DCE) e também de documentos cedidos pela população referente à UFJF.
Luiz Guilherme Martins, estudante do 8° período do curso de História da UFJF, atua no projeto há um ano e auxilia no processo de digitalização dos documentos. Ele conta que se interessou pelo projeto, pois viu nele uma oportunidade de entender melhor a profissão que escolheu. “No projeto eu pude conhecer e ter contato com o setor de história oral quando eu entrei. Com os depoimentos das pessoas eu passei a entender melhor como a faculdade em que estudo funciona.”

Luiz Guilherme  - Bolsista do Projeto "História da UFJF" (aluno do 8º período do curso de História)


Guilherme, que já passou pelo setor de história oral está agora no setor de digitalização dos arquivos do DCE. Ele explica que os documentos já vêm separados por datas e meses e que em sua maioria estes documentos são administrativos como atas e recibo de compras. Ele ressalta ainda que, esta etapa do projeto não apresenta dificuldades, mas sim demanda muita atenção para não desorganizar os documentos que passam do papel para o computador.
Por ouro lado, Guilherme destaca que o projeto auxilia no aprendizado do curso, pois lhe proporciona mais conhecimento. “No projeto eu adquiri mais conhecimento que vão além dos que aprendo nas salas de aula. Agora eu sei como a faculdade funciona além de conhecer melhor sua história. O projeto tem me auxiliado muito.” Completa.